Postagens populares

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Raio-x da Criatividade!!


Lemos a matéria no site do açúcar União ,gostamos e publicamos aqui para nossos clientes e leitores!!

Você acha que existe fórmula para ser criativo? Conversamos com uma pesquisadora, um chef confeiteiro e um artista para tentar entender a cabeça das pessoas inventivas e te ajudar a tirar as ideias do papel para colocá-las em prática. Leia aqui: http://bit.ly/uottzw
 Existem pessoas que sempre aparecem com uma boa ideia e encontram uma saída inteligente para quase tudo. Afinal, será que há algum segredo para se tornar um indivíduo criativo? “A criatividade é característica de qualquer ser humano. Não existem pessoas criativas, existem momentos criativos”, explica a professora da Casa do Saber e sócia-fundadora da Faculdade da Imaginação, Bia Machado. “Momentos criativos são aqueles gerados por uma boa compreensão das reais necessidades de um jogo”, diz.



O ponto de vista da especialista, que também trabalha como consultora em projetos de pesquisa e educação para organizações privadas e sociais, desmistifica a máxima de que ser criativo é ter ideias diferentes e originais. “O importante da criatividade não é a originalidade, e sim se ela responde a uma necessidade. Não se deve buscar alternativas diferentes simplesmente porque elas são diferentes, essa é uma má orientação. O que acontece é que, muitas vezes, encontramos alternativas novas para velhas necessidades, ou alternativas que não haviam ainda sido consideradas numa determinada situação, nesse sentido, há originalidade. Porém, o foco deve ser a melhor resposta e não a diferente”, esclarece.



Ainda de acordo com Bia Machado, atualmente as boas ideias são aquelas que trazem benefícios para todas as partes envolvidas num relacionamento qualquer, seja em um grupo de amigos, em uma empresa, no país ou na sociedade como um todo. “São as chamadas ideias sustentáveis”, conta.



Depois dessa, você já deve ter deduzido que usar a criatividade para chamar a atenção e ganhar destaque num círculo profissional ou de amizades não é uma escolha das mais sábias. O importante é pensar no todo e em todos. “Harmonizar-se com as pessoas e com as situações é o melhor jeito de compreender as necessidades e o que é necessário para satisfazê-las. Atualmente, há uma tendência, que poderá se firmar cada vez mais, que é a de que as pessoas preparadas para atuar em equipe podem trazer melhores resultados do que aquelas preocupadas em se destacar”.



O chef de confeitaria do grupo Fasano, Marcelo Magaldi, concorda. “Com um trabalho em equipe, dificilmente você não encontrará uma maneira de contornar um problema. Quando está em alguns daqueles momentos em que para e pensa ‘agora lascou’ (risos), o importante sempre é manter a calma e tentar buscar uma solução com todos que trabalham ao seu lado”.



Conhecido pela criação de sobremesas sofisticadas, inventivas e bem elaboradas, o premiado chef tem mais de 20 anos de carreira e discorda que a criatividade tenha relação com experiência. “Conheço muita gente que, mesmo com pouquíssimo tempo de trabalho, tem ideias incríveis e inspirações que vêm do nada ou da terra natal e da família. É claro que com o tempo as ideias acabam se aprimorando”, completa.



Além de se deixar levar pela inspiração, dar atenção a referências regionais e familiares e ser observador, o que mais é preciso para conseguir sair do automático e dar asas à imaginação? “Viva a vida intensamente, ame, faça tudo com muito carinho, esqueça o orgulho, ponha os seus preconceitos de lado, aprenda com tudo e todos e nunca tenha medo de ensinar o que você sabe. A vida é uma eterna troca”, aconselha.



Na opinião do bailarino e ator Marcelo D´Avilla, criatividade tem tudo a ver com improviso, intuição e proatividade. “Criar atividades”, brinca, “é a pura voluntariedade de criar um ambiente melhor, empreitadas inéditas para o crescimento ou soluções capazes de gerar qualidade de vida profissional e emocional. Com inspiração, as ideias acontecem na prática e vão para uma panela de onde sairá uma nova receita. A improvisação ajuda a refinar e a aprimorar essa ideia. É daí que nascem lindas coreografias, deliciosos pratos, doces canções e filmes emocionantes. As pessoas são guiadas pelas suas vontades e escolhem com a intuição por qual calçada caminhar. É essa a dosagem que nos difere uns dos outros”, finaliza.



A criatividade está em todos



Talvez você esteja pensando: “ok, um chef confeiteiro e um artista - é claro que eles são pessoas cheias de ideias, afinal trabalham diretamente com criação”. É aí que a expert Bia Machado aparece mais uma vez para mostrar que esse pensamento é um mito. Não é verdade que a criatividade seja útil apenas para determinadas profissões. “Se você define a criatividade como a capacidade de identificar uma necessidade, o contexto em que acontece essa necessidade, definir a sua solução, avaliá-la, planejá-la e realizá-la, percebe que ela é parte da vida de qualquer pessoa”, explica.



Como, então, fazer uma ideia funcionar na prática? “Vamos pensar num processo inteiro. Ele pode ser dividido em quatro partes: concepção (encontro da necessidade), definição (o que vai resolver essa necessidade), avaliação e planejamento (tudo o que é necessário para a execução do plano) e implementação (o que vai realmente acontecer)”, esclarece. “Em todas essas etapas é preciso combinar razão, intuição, imaginação e emoção. A intuição é aquele momento em que uma pessoa dá um salto qualitativo e, digamos, combina coisas de um certo modo, que faz com que apareça uma alternativa para um problema que parecia sem solução. Para a intuição acontecer, é preciso um grande trabalho da razão. Uma boa analogia para isso é a seguinte: se a gente arar a terra e chover, haverá colheita depois. Se não chover, não haverá colheita e, se não ararmos a terra, também não. A chuva é a intuição e arar a terra é o trabalho da razão”.



Agora é com você e com o tempo. Reflita sobre todas essas opiniões, volte aqui outra hora para analisar o processo acima com mais calma e, por fim, comece a agir para tirar as suas ideias do campo da imaginação e transformá-las em uma realidade, de fato, palpável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário